Pages

domingo, 26 de setembro de 2010 às 18:12 Postado por Cláudio Costa 3 Comments

Você já tentou usar o System Center Operations Manager para simplesmente executar um "ping" para um dispositivo na sua rede? Apesar de parecer extremamente simples e básico em qualquer software de monitoramento, quem já tentou fazer isso no SCOM sabe que não é tão simples. O discovery de Network Devices no SCOM exige que o dispositivo tenha suporte a SNMP v1 ou v2. 

Existe alguns dispositivos de rede como alguns APs, Mainframes, aparelhos de ponto e acesso, etc que não suportam SNMP, mas que precisamos ser avisados se ficarem offline. Após uma certo tempo de pesquisa, estudando scripts complexos e artigos não muito simples, consegui achar uma solução fácil com a valiosa ajuda do amigo Cleber Marques, da Opslogix,  (http://www.clebermarques.com/), especialista na plataforma System Center.

Para conseguir executar um simples ping para um dispostivo qualquer, existe um software terceiro GRATUITO da opslogix (http://www.opslogix.com/), que extende o Operation Manager para conseguir este monitoramento. Inclusive com gráficos de performance, relatórios de tempo de resposta, disponibilidade e etc. Veja abaixo exemplos de ScreenShots.

Tela de Status

Relatório de Tempo de Resposta

Relatório de Disponibilidade



 Para instalar o procedimento é simples:

1 - Registre o seu e-mail no site abaixo e faça download do pacote de gerencimanto (coloque e-mail válido porque o link para download vai para seu endereço);
       http://www.opslogix.com/#ping

2 - Depois do download concluído,  e executado, você vai extrair 3 arquivos principais. Um é o manual em pdf, outro é o arquivo de instalação msi que deve ser instalado no RMS (Root Management Server) e o Outro é o extensor da console que deve ser instalado em toda máquina com uma console instalada; Siga o procedimento do manual.

3 - Depois disso, na parte de Monitoring, você vai ver uma nova View chamada Opslogix. A configuração é bem intuítiva, você precisa adicionar os dispositvos que devem ser monitorados informando um display name e um nome ou endereço IP que será monitorado (pode ser feita uma carga grande através de CSV), e selecionar entre os servidores e máquinas já monitoradas com agente, aquele que será usado para executar o ping.

Pronto, você já tem o monitoramento por ping e relatórios para monitorar sua rede. Ressalto ainda que a empresa ainda oferece alguns Pacotes de Gerenciamentos que não são gratuítos, mas que vale a pena saber que existe, por exemplo, um que extende o Operation Manager para suportar SNMP v3, que ainda não é nativo na solução.

3 Responses so far.

  1. Cara o meu adiciona e tudo mas em respose times nao aparece o gráfico que era o mais importante pra mim

  2. Recebi o link por e-mail, porém é o link da pagina inicial do site, não existe nenhum link para download.

  3. Muito boa a dica

Postar um comentário