Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010 às 11:54 Postado por Cláudio Costa 1 Comment

Prezados, hoje tive a felicidade de vivenciar um problema em um dos servidores Windows Server 2008 x64.  A falha inicialmente foi física, trata-se de um servidor Dell PorwerEdge 6850, com uma controladora RAID cuja memória conheceu a grande luz. Sem a memória da controladora, o cache de escrita nos discos foi perdido e com isso o arquivo de registry foi corrompido.  Após a troca da memória, recebemos o erro do arquivo de registry corrompido, no meu caso foi o arquivo:

c:\windows\system32\config\system

Poderia ter sido outro arquivo de registro, como o security, software e etc.

Se este arquivo tiver algum problema, o Windows não sobe nem na base da porrada. São nestes arquivos que são armazenados os dados da registry do Sistema Operacional.

Uma boa notícia: ainda há uma luz no fim do túnel.

Coloque o CD de instalação do Windows 2008 e na primeira tela, selecione a opção para Reparar o seu computador. Ele deve exibir logo depois uma tela pendido para você escolher a instalação do Windows que você deseja restaurar.

Se aparecer duas ou mais instalações, selecione aquela que apresenta o erro na incialização. Se não aparecer nenhuma, é porque aquela luz no fim do túnel ficou um pouco mais distante. Você precisa dos drivers da sua controladora de disco, carregue-os que tudo deve ficar bem.

Se você já conseguiu ver seu sistema operacional e selecionou-o, deve cair numa tela com 3 opções, abra o prompt de comando.

execute os seguintes comandos, troque o "system" para o seu registro que foi corrompido:

copy c:\windows\system32\config\system c:\windows\tmp\system.bak (copia o registro bichado, só pra fazer um backup por desencargo de consciência)

delete c:\windows\system32\config\system (mata o arquivo original da copia que vc acabou de fazer)

copy c:\windows\system32\config\RegBack\system c:\windows\system32\config

Isso vai recuperar algum backup que o seu sistema operacional tenha feito automaticamente. Teoricamente, a cada alteração no registro, o seu SO faz um backup da versão anterior e salva na pasta RegBack. Caso já tenha um backup, ele salva a versão anterior como .OLD e faz novamente o backup, ou seja, você tem sempre as duas ultimas versões.

Pronto: basta reiniciar o servidor que o sistema operacional deve ser carregado e aquele luz no fim do túnel iluminou a sua vida.

Se não existir a pasta RegBack ou se a versão que estiver lá for inválida ou inexistente, vc acabou de descobrir que aquela luz no fim do túnel era na verdade um trem.

Espero ter ajudado.

1 Response so far.

  1. amigo estou com o mesmo problema.
    mas no meu caso nao consigo apagar nem substituir o arquivo SYSTEM
    na pasta c:\windows\system32\conf\system.
    Da acesso negado.

    pode me ajudar

Postar um comentário