Pages

           Hoje li um artigo do Justin James no TechRepublic que achei legal.  Trata-se de dicas para uma entrevista de emprego, não para o candidato, que já tem muito material na internet, mas para o entrevistador. O grande desafio de quem esta entrevistando alguém não é descobrir o nível de conhecimento técnico, mas descobrir sobre o perfil do candidato. O conhecimento tecnico pode ser resolvido com um treinamento, mas o perfil é algo que ja vem com o profissional e muito mais dificil de mudar. Vou traduzir aqui as perguntas que o Justin James escreveu, não estou dizendo que são as melhores, que não podem ser adaptadas ou que vão achar o que você precisa, mas dão uma idéia legal sobre um caminho ou opções que podem ser escolhidas. Ele foca em assuntos que são unânimes lá fora para os "geekys", mas que aqui talvez precise ser adaptado:

Jornada nas Estrelas ou Guerra nas Estrelas?

             Se existe uma maneira de julgar o verdadeiro caráter de um candidato, é determinar a preferência dele entre Jornada nas Estrelas ou Guerra nas Estrelas. Certifique-se de que quando fizer a pergunta, você não vai dar nenhuma dica sobre qual vc prefere. Alguns candidatos vão tentar uma posição política ou não se comprometer, 'Eu gosto igualmente dos dois'. Essa resposta não faz o menor sentido só mostra uma fraqueza em uma área determinada do intelecto de quem nao consegue tomar decisões. Independente da resposta, peça que eles fortaleçam a opinião com argumentos. Isso vai mostrar a capacidade de defender uma idéia, de lembrar de um alto nível de detalhes e de atribuir uma lógica rasoável em um mundo de fantasia, talentos que podem ser cruciais para sobreviver no mundo de uma TI corporativa.

Quem atirou primeiro, Han Solo ou Greedo?

              Essa vai ser entendida mais pelos fãs de Guerra nas estrelas O candidato tem que ter responder esta quesão com precisão: Han Solo atirou primeiro. Trata-se de uma cena que foi alterada na versão remasterizada de 1997,  que foi alterada para mostrar que Greedo atirou primeiro. Mas na versao original, quem atirou primeiro foi Han Solo. A idéia seria descobrir quem tem em seu perfil a dedicação  para pesquisar completamente um assunto, que não gosta de ficar com dúvidas, nem que para isso ele seja obsessivo o suficiente para ir atrás de locadoras em busca de um VHS ou cópias originais de um filme.

O filme ou a versão original?

               Muitos profissionais são melhor sucedidos em determinadas vagas quando são capazes de detectar diferenças sutis. Por exemplo, dois roteadores podem ter configurações quase idênticas com apenas uma pequena diferença em uma configuração, e profissionais que nao conseguirem achar este tipo de diferenças podem ficar batendo cabeça enquanto a rede está fora.  Na minha experiência (do Justin James), a maneira mais eficiente de julgar a habilidade do candidato em ver estas diferenças é na pergunta "filme ou original? As produtoras de filmes são obrigadas a fazer certas mudanças quando lançam um filme baseado em um livro, série, quadrinhos ou qualquer outra coisa. A versão do diretor do filme "Dune" é um clássico, com quase 8 horas de duração. Fazer o candidato detalhar a diferença de clássicos deste tipo (Senhor dos Anéis, X-men, Spiderman, Batman ... ) você está realmente testando a capacidade do candidato de ver detalhes.

Lembra quando Steve Jobs abriu a KoalaSoft?

Todo entrevistador deve ter a habilidade de levar o candidato a uma situação embaraçosa.  Uma maneira de conseguir é mensionar alguns "fatos" errados propositalmente. Steve Jobs, o fundador da Apple, foi afastado de sua empresa em 1985 e abriu a NEXT. Então você pode tentar algo como: "... isso me faz lembrar quando o Steve Jobs abriu a companhia KoalaSoft...".  Preste atenção na reação do candidato, veja como ele se comporta mesmo quando achar que alguém esta falando a maior besteira do mundo, mesmo sendo um superior. Se ele não reagir de forma alguma, por não saber do que você está falando, ele no mínimo é um cara mal informado, principalmente se você escolher um fato que todo mundo sabe. Mas a situação fica realmente interessante quando ele tenta te contradizer sem te ofender. Se ele tentar te corrigir, experimente insistir. "Você realmente acha que o Steve Jobs ia montar uma empresa com o nome de NeXT?".

Por que o primeiro processador Pentium da Intel ficou mais famoso?

Se o candidato não tiver idéia da resposta ("erros matemáticos") ou outras falhas tecnicas historias, bugs, entre outros, ele já perde uma certa porção de credibilidade. Perguntas assim mede a capacidade humana de se lembrar de falhas. Também vai lembrar ao candidato que os erros deles são sempre lembrados.

Quem foi Gary Gygax?

O inventor de Dungeons and Dragons. Isso é conhecimento obrigatório, sem desculpas.

         
Artigo original (com mais perguntas): http://blogs.techrepublic.com.com/10things/?p=1609&tag=nl.e101

0 Responses so far.

Postar um comentário