Um coisa chata que os mais entusiastas com novas tecnologias como eu têm que vencer é a decepção de fazer uma instalação de um novo sistema operacional em sua máquina de trabalho e perceber que vários softwares e consoles, simplesmente ainda não funcionam neste sistema operacional. Eu sou da área de infra e, após instalar o Windows 8, assim que foi disponibilizada a versão RTM, percebi que antivírus, system center e várias consoles que eu uso no dia a dia, simplesmente não funcionam. Após alguma pesquisa, descobri que parte desta dor já tem solução, que é fazer a console do Exchange 2010 funcionar neste sistema operacional. Veja como fazer:
Primeiro - Lembre-se que este procedimento é um workarround (gato). Não é suportado pela Microsoft e se você executá-lo e seu computador explodir, é por sua conta em risco. O que posso dizer é que fiz aqui, funcionou e, na minha máquina, nada parou de funcionar.
1. O primeiro passo é vencer os check de pre-requisitos do Exchange com SP2 que fala que o Windows 8 não é suportado e não deixa você continuar. Para isso, precisamos enganar o programa de instalação. Altere a seguinte chave de registro:
HKLM\Software\Microsoft\Windows
NT\CurrentVersion\CurrentVersion - Troque o valor de 6.2 para 6.1 - Após a console instalada, você pode voltar o valor para 6.2 que não tem problema. É só durante a instalação mesmo.
Neste ponto, o Exchange Management Shell (Powershell) já funciona, porém a console gráfica EMC não pode ser utilizada. Ele conecta no servidor, mas não expande o painel de navegação para você configurar a organização.
2. Para corrigir isso, crie um arquivo .bat com as seguintes linhas:
set __COMPAT_LAYER=RUNASINVOKER
set COMPLUS_Version=v2.0.50727
"C:\Program Files\Microsoft\Exchange
Server\V14\Bin\Exchange Management Console.msc"
Basta você executar a .bat que a console do Exchange 2010 deve abrir com sucesso. No meu caso, eu alterei o atalho do Exchange para, no lugar de executar diretamente a console, ele executa a .bat.